O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO
O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO
Em
1997, criado pelo americano Jorn Barger, surge um sistema onde uma pessoa podia
relatar na Internet tudo o que achasse interessante. Em 1998, ainda haviam
poucos blogs na rede, mas em 1999 o número de blogs avança consideravelmente
com a criação de uma interface simplificada que facilitou a criação dos diários
virtuais.
Com
funções bem semelhantes aos antigos diários pessoais, os blogs são muito
utilizados pelos seus autores para falar do dia-a-dia, fazer confissões,
desabafos em um registro de datas que se sucedem. Porém, muitos vão além dessas
funções, sendo utilizados como página pessoal e fórum, contendo links,
comentários, pensamentos pessoais, sendo uma mídia participatória na qual todos
podem ler e publicar documentos, recebendo feedback dos leitores. Passaram a
ser também instrumentos de construção coletiva.
Têm
sido utilizados como ferramentas de desenvolvimento de habilidades críticas e
reflexivas, na medida em que alunos são incentivados a criarem blogs para
tratar de assuntos concernentes aos conteúdos ensinados ou apenas problematizar
seus pensamentos e sentimentos, reduzindo a tensão no período acadêmico.
As
vantagens dos usos, formas e aplicações do formato blog na educação:
- § Interface de fácil manuseio.
- § Desenvolve o papel do professor como mediador na produção de conhecimento.
- § Favorece a integração de leitura/escrita num contexto acadêmico e incentiva a autoria.
- § Promove a autoria e coautoria
- § Desenvolve a expressão e opinião pessoais, o pensamento crítico e a capacidade argumentativa.
- § Explora conteúdo e intertexto de forma ilimitada.
- § Desenvolve a habilidade de pesquisar e selecionar informações, confrontar hipóteses.
- § Potencializa a participação dos pais na vida escolar dos filhos
- § Potencializa a interação da classe
Portanto,
o blog é capaz de exercer papel colaborativo, hipertextual, interativo e
dinâmico no sistema ensino-aprendizagem.
Referências:
http://www.brogui.com/a-historia-dos-blogs/
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. São Paulo: Edições Loyola, 2006
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