O uso de Blog na Educação



O uso de Blogs na educação

Blogs são usados para comunicação e interação entre as pessoas, e têm sido empregados no contexto educacional, como recurso, estratégia pedagógica, ou portfólio reflexivo e espaço de colaboração, na formação continuada informal de professores. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever como os blogs são utilizados no contexto pedagógico e os impactos destes usos. As pesquisas mostram que os impactos da utilização do blog na educação são positivos, pois auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, mas podem ser negativos, se não houver mudança na postura do professor. Diferentemente da televisão, jornal, rádio como meios de comunicação em suas formas ‘tradicionais’, sem se utilizar do ciberespaço, o fluxo de informações na internet ocorre de maneira descentralizada, não hierarquizada, acarretando na circulação livre da informação para todos. Nesse contexto, inserem-se os blogs, que consistem em um tipo de diário online, onde o conteúdo é disponibilizado em ordem cronológica.
De acordo com Silva (2010, s/d),
(...) o blog é um diário on-line no qual seu responsável publica histórias, notícias, ideias e imagens. Se quiser, ele pode liberar a participação de colaboradores que terão acesso para também publicar no seu blog. Como diário aberto, pode ter autoria coletiva, permitindo a todos publicar ou postar seus textos e imagens, como dialógica, como registro da memória de um curso.
O blog mais antigo da web é a página do norte-americano Dave Winer, Scripting News, lançado em abril de 1997. A página ainda conta com atualizações frequentes, e é considerado o primeiro blog do mundo, embora existam polêmicas acerca da autoria (SILVA, 2009; BLOOD, 2000). No Brasil, os blogs começaram a ser produzidos em meados de 2000.
Na educação, os blogs têm sido amplamente utilizados como recurso ou estratégia pedagógica. Como recurso, os blogs caracterizam-se por viabilizar que o professor disponibilize materiais, dicas de leitura, vídeos, enfim, materiais que podem ser utilizados nas aulas ou em atividades extraclasse. Como estratégias pedagógicas podem ter a função de um portfólio, em que o aluno registra as atividades conforme o professor solicita; ou espaço de intercâmbio entre instituições geograficamente distantes, acerca de um tema em comum; e ainda, espaço de debate e integração (SILVA, 2010).
A diferença entre essas duas utilizações é que no primeiro caso – blog como recurso – compete ao professor selecionar materiais, vídeos, textos, e informações a serem divulgadas, enfim, postar conteúdos e alimentar o blog. Os alunos apenas podem postar comentários e fazer leitura dos materiais. Na segunda situação, os estudantes é quem têm o papel ativo, e cabe a eles pesquisar, selecionar e até mesmo produzir o material que será postado (SILVA, 2010).
Silva (2012) pontua que é viável a utilização de blogs na educação, pois, por serem espaços abertos, facilitam a interação e a interatividade, transmissão de informações, compartilhamento de ideias, além de colaborarem com o espírito crítico e autônomo, e se configurarem como uma extensão da sala de aula.
Uma característica interessante da aplicação do blog na sala de aula é a extensão desse ambiente. O blog extrapola os limites temporais e espaciais da escola. Assim, uma discussão inacabada devido à falta de tempo, tem a possibilidade de continuar nesse espaço, permitindo interação e diálogo entre alunos e professor, bem como orientações e enriquecimento de discussões (RANCAN, 2011). O blog pode também ter a finalidade de dar apoio e continuidade ao conteúdo trabalhado nas aulas, potencializando a qualidade do ensino.
inúmeras possibilidades de utilização dessa interface na educação, como serem empregadas tanto como fontes de pesquisa, como é o caso dos chamados blogs educativos, ou educacionais, em que são disponibilizados conteúdos relacionados àqueles estudados em sala; ou ainda, como ambientes de apoio pedagógico, em que o professor disponibiliza materiais complementares às suas aulas, como textos, vídeos, entre outros. Outra utilização dos blogs é como estratégia pedagógica, onde diversos assuntos que estão sendo discutidos em sala podem ser debatidos no blog. Esse ambiente funciona, então, como uma extensão do trabalho desenvolvido em sala de aula e quebra das barreiras físicas, espaciais e temporais do ambiente escolar, pois atividades que não são realizadas presencialmente por motivos como falta de tempo, ou necessidade de aprofundamento do assunto e pesquisas, podem ser realizadas virtualmente por meio do blog.

Referências

AMARAL, A.; RECUERO, R.; MONTARDO, S. (Orgs.). Blogs.com. Estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
BLOOD, R. Weblogs: a History and Perspective. Disponível em: < http://rebeccablood.net/essays/weblog_history. html>. Acessado em: 22 maio. 2017.
SILVA, M. Internet na Escola e Inclusão. In: Tecnologias na escola. Portal MEC, s/d. Disponível em: < http:// portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2017.
RANCAN, G. Origami e tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no Ensino Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

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