O uso de Blog na Educação
O uso de Blogs na educação
Blogs são usados para comunicação e interação entre as pessoas, e têm
sido empregados no contexto educacional, como recurso, estratégia pedagógica,
ou portfólio reflexivo e espaço de colaboração, na formação continuada informal
de professores. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever como os blogs são
utilizados no contexto pedagógico e os impactos destes usos. As
pesquisas mostram que os impactos da utilização do blog na educação são
positivos, pois auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, mas podem ser
negativos, se não houver mudança na postura do professor. Diferentemente da
televisão, jornal, rádio como meios de comunicação em suas formas
‘tradicionais’, sem se utilizar do ciberespaço, o fluxo de informações na internet
ocorre de maneira descentralizada, não hierarquizada, acarretando na circulação
livre da informação para todos. Nesse contexto, inserem-se os blogs, que
consistem em um tipo de diário online, onde o conteúdo é disponibilizado em
ordem cronológica.
De acordo
com Silva (2010,
s/d),
(...)
o blog é um diário on-line no qual seu responsável publica
histórias, notícias, ideias e imagens. Se quiser, ele pode liberar a
participação de colaboradores que terão acesso para também publicar no seu
blog. Como diário aberto, pode ter
autoria coletiva, permitindo a todos publicar
ou postar seus textos e imagens, como dialógica, como registro da memória
de um curso.
O blog mais
antigo da web é a página do norte-americano Dave Winer, Scripting News, lançado em abril de 1997.
A página ainda conta com atualizações frequentes, e é considerado o
primeiro blog do mundo, embora existam
polêmicas acerca da autoria (SILVA, 2009; BLOOD, 2000). No Brasil,
os blogs começaram a ser produzidos em meados de 2000.
Na educação, os blogs têm
sido amplamente utilizados como recurso ou estratégia
pedagógica. Como recurso, os blogs caracterizam-se
por viabilizar que o professor
disponibilize materiais, dicas
de leitura, vídeos,
enfim, materiais que podem
ser utilizados nas
aulas ou em atividades extraclasse. Como estratégias pedagógicas podem ter a função
de um portfólio, em que o aluno registra
as atividades conforme
o professor solicita;
ou espaço de intercâmbio entre instituições geograficamente distantes, acerca de um tema em comum; e ainda, espaço de debate e
integração (SILVA, 2010).
A
diferença entre essas duas utilizações é que no primeiro caso – blog como recurso – compete ao professor
selecionar materiais, vídeos, textos, e informações a serem divulgadas, enfim,
postar conteúdos e alimentar o blog. Os alunos apenas podem postar comentários e fazer leitura
dos materiais. Na segunda
situação, os estudantes é quem têm o papel ativo, e cabe a eles pesquisar, selecionar e até mesmo produzir
o material que será postado (SILVA,
2010).
Silva (2012) pontua
que é viável a utilização de blogs
na educação, pois,
por serem espaços abertos,
facilitam a interação e a interatividade, transmissão de informações, compartilhamento de ideias, além de colaborarem com o espírito
crítico e autônomo,
e se configurarem como uma extensão da sala de aula.
Uma característica interessante da aplicação do blog na sala de aula é a extensão
desse ambiente. O blog extrapola os
limites temporais e espaciais da escola. Assim, uma discussão inacabada devido
à falta de tempo, tem a
possibilidade de continuar nesse espaço, permitindo interação e diálogo entre
alunos e professor, bem como
orientações e enriquecimento de discussões (RANCAN,
2011). O blog pode também ter a finalidade de dar apoio e continuidade ao conteúdo
trabalhado nas aulas, potencializando
a qualidade do ensino.
Há inúmeras
possibilidades de utilização dessa
interface na educação, como serem empregadas tanto como fontes
de pesquisa, como é o caso dos chamados blogs educativos, ou educacionais, em que são disponibilizados conteúdos relacionados àqueles estudados
em sala; ou ainda, como ambientes de apoio pedagógico,
em que o professor disponibiliza
materiais complementares às suas aulas, como textos, vídeos, entre outros.
Outra utilização dos blogs é como
estratégia pedagógica, onde diversos
assuntos que estão sendo discutidos em sala podem ser debatidos
no blog. Esse ambiente funciona, então, como uma extensão
do trabalho desenvolvido em sala de aula e quebra das barreiras
físicas, espaciais e temporais do ambiente
escolar, pois atividades que não
são realizadas presencialmente por motivos como falta
de tempo, ou necessidade de aprofundamento
do assunto e pesquisas, podem ser realizadas virtualmente por meio do
blog.
Referências
AMARAL, A.;
RECUERO, R.; MONTARDO, S. (Orgs.). Blogs.com.
Estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
BLOOD, R. Weblogs: a History and Perspective. Disponível em: < http://rebeccablood.net/essays/weblog_history. html>. Acessado
em: 22 maio. 2017.
SILVA, M. Internet
na Escola e Inclusão. In: Tecnologias na
escola. Portal MEC, s/d. Disponível em: < http://
portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2017.
RANCAN,
G. Origami e tecnologia: investigando possibilidades para ensinar
geometria no Ensino
Fundamental. 2011. 80 p. Dissertação (Mestrado
em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
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