O Uso de Blogs na Educação

O Blog Como Ferramenta De Aprendizagem


       Os blogs, por serem de fácil acesso ao internauta e, na maioria dos casos serem disponibilizados por plataformas gratuitas e de utilização intuitiva (como Blogger, WordPress e Tumblr), se tornaram uma espécia de diário online, onde cidadães comuns podem se transformar em produtores de conteúdos e até mesmo formadores de opinião.


       Segundo dados do Technorati, um motor de busca na internet especializado na busca de blogs, existem cerca de 200 milhões de blogs no mundo, sendo que desses, cerca de 2,5 milhões de blogs são do Brasil. Em 2011, o Technorati identificou os trinta temas mais comuns em blogs, e entre eles estava o tema Educação.

      Hoje, basta fazer uma busca no Google para se deparar com uma grande quantidade de blogs criados por professores, focados nos mais diversos assuntos. Os blogs têm sido utilizados como estratégia pedagógica, e por meio de uma pesquisa pela blogosfera (termo utilizado para identificar todos os blogs como parte de uma comunidade), pude identificar 3 situações em que os blogs são utilizados no âmbito da educação:


  1. Como "Material Didático": O professor é o blogueiro que disponibiliza materiais didáticos que podem ser utilizados nas aulas ou como atividades extraclasse. Aqui, o professor é quem tem um papel ativo, tendo a responsabilidade de selecionar o material a ser compartilhado no blog, enquanto o aluno apenas faz leitura do material, podendo postar comentários. Exemplo: o blog Informática e Educação do professor de informática Wesley Clem na UEMG - Ibirité.
  2. Como "Portfólio": Os alunos postam atividades solicitadas pelo professor, cabendo ao professor apenas o papel de leitor do blog, podendo fazer comentários e avaliar o conteúdo. Exemplo: esse blog.
  3. Como "Fonte de Pesquisa": Nesse blog, escrito por algum professor, o alvo não é apenas seus alunos, mas qualquer internauta que estiver a pesquisar pela internet. Por isso, ao invés de postar textos e atividades como no caso do blog ''como Material Didático'' citado acima, o professor escreve posts com conteúdos que possam atingir um amplo publico. Exemplo: Blog do Gramaticando, que com uma linguagem informal, compartilha conteúdos de Português e dicas de como estudar de forma mais eficiente.
        Por fim, vale ressaltar que atualmente, os canais no Youtube também têm ganhado cada vez mais espaço, com canais que possuem um formato de diário online, imitando o blog. E com isso, também têm ganhado um grande espaço nessa plataforma de videos, os canais de conteúdo educacional.



Fontes:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

importância do blog na educação.

O uso de Blog na Educação