Estamos na era da informação e necessitamos que esta informação seja rápida e precisa.
O Uso dos blogs na área da educação possibilita esse intercâmbio de informações em tempo real.
Mas o que é um blog ?
De acordo com Boeira (2011) o termo"blog" vem da palavra  inglesa weblog que significa web (teia) e log (diário der bordo) e segundo relatos a primeira aparição do termo weblog foi em 1997 por Jon Barger.
Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.

Vantagens na utilização de blogs na sala de aula

  • Pode-se criar um blog  gratuitamente e com pouco conhecimento da plataforma
  • O blog é um espaço de interação e construção do conhecimento, principalmente através da publicação de posts e dos comentários
  • Estimula a busca pela informação e pela leitura dessa informação, que pode ser transformada em conhecimento pelo aluno, se bem orientado pelo professor
  • Se torna uma extensão da sala de aula, onde o professor posta links interessantes que podem complementar a matéria e estimular o aluno a comentar sobre tópicos destacados nos textos dos links postados
  • O aprendizado deixa de ser associado, pelo aluno, a escola, professor, horário rígido, regras e se torna divertido, o que pode estimular o aluno a construir seu conhecimento

Desvantagens na utilização de blogs na sala de aula

  • Os professores não estão sendo capacitados para utilizarem essa ferramenta pedagógica
  • A grande maioria das escolas públicas não possuem computadores suficientes para atender os professores e os alunos
  • Os alunos não possuem computador com acesso a internet em suas casas, para continuar as tarefas fora da sala de aula
  • A internet pode desviar a atenção do aluno e atrapalhar seu desenvolvimento intelectual dentro da proposta pedagógica

QUAIS OS TEMAS MAIS UTILIZADOS NOS BLOG´S ?

  • Língua Portuguesa – O blog pode estimular os alunos a produzir conteúdo, como no caso do ensino de redação. Pode ser criado um blog para a disciplina, sob a supervisão do professor, e os alunos vão produzindo o conteúdo, desenvolvendo a disciplina, e postando no blog.
  • História – O blog pode ser utilizado para incentivar o aluno a criar o conteúdo. Por exemplo, cria-se um blog sobre a história do Brasil. O professor estimula os alunos a buscar informações (pode delimitar essa busca a sites ou livros específicos) e os alunos continuam a contar a história a partir de um determinado momento, através de posts publicados no blog.

Referencias:
O BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA disponível em <http://blogseeducacaolicomp-ufjf.blogspot.com.br/ > Acesso em 26/05/2017

 BOEIRA. Adriana Ferreira. “Blogs na educação: blogando algumas possibilidades pedagógicas”. Disponível em: https://rosevanandrade.wordpress.com/2014/06/18/resumo-blogs-na-educacao-blogando-algumas-possibilidades-pedagogicas-adriana-ferreira-boeira/ Acesso em 26/05/2017

Zancanaro, Rejane . O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino da matemática com alunos do ensino fundamental  . Porto Alegre ,2015. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/133881/000982100.pdf?sequence=1> Acesso em 26/05/2017











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso de Blogs na Educação

importância do blog na educação.

O uso de Blog na Educação