O uso do Blog na educação

             
       O surgimento e a rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocasionaram transformações e possibilidades para todos os âmbitos da sociedade. No contexto educacional, essas tecnologias estão sendo cada vez mais utilizadas, criando oportunidades para mudanças nas relações de ensino e aprendizagem, “mais personalizadas, sociais e flexíveis” (Valente, 2007, p. 84). 
       Alguns estudos (Mendes, 2008; Silva 2009; Santos e Borges, 2010; Venâncio et al, 2008) sobre o uso de laptops na educação revelam que a mobilidade e o amplo acesso à informação podem ampliar os espaços e tempos de aprendizagem, da sala de aula e dos livros didáticos para materiais disponíveis na Web. 
       Para atender estas novas possibilidades, no entanto, o professor precisa possuir domínio instrumental e pedagógico no uso das TIC. Nas últimas três décadas, esforços vêm sendo realizados para atender essa necessidade por meio de várias iniciativas de formação dos professores. Essas ações abrangem a oferta de cursos de graduação strictu (mestrados e doutorados) e lato sensu (especializações) relacionados com informática educativa, passando por cursos e disciplinas ofertados por Instituições de Ensino Superior, até iniciativas nacionais do Governo Federal para a implantação da informática educativa com os Projetos Educação por Computador - EDUCOM, Formar, Formar I e Formar II, o Programa Nacional de Informática Educativa - PRONINFE e o - Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO (ALMEIDA, 2000). 
       Além da capacitação docente, também devem ser empregadas ferramentas que possibilitem uma aprendizagem em rede e estimulem a formação de conexões entre professores e alunos com o conhecimento. Harasim et al (2005, p.338) afirmam que “as redes permitem que a educação se torne interinstitucional, expandindo imensamente o acesso de alunos e professores a recursos de informação e conhecimento especializado em todo o mundo”. 
      Dentre os recursos oferecidos pelo computador e disponíveis por meio do acesso à internet, temos o blog, uma ferramenta advinda da chamada Web 2.0, tida como uma evolução da estrutura da internet que visa uma ampla participação dos usuários da rede por meio de canais colaborativos, nos quais eles podem atuar como emissores e produtores de conteúdo, estimulando a autoria, a interatividade e a socialização. 
      Uma característica da Web 2.0, ressaltada por Fonseca e Lindemann (2007, p.88), é a capacidade de superação do modelo tradicional de transmissão de informação “emissor-meio-mensagem-receptor”. Ferramentas com o Blog, Wiki e Twitter, propiciam que o usuário abandone a sua posição de receptor passivo, tornando-se também produtor de conteúdo, o que descentraliza a emissão e permite que mais vozes possam se manifestar na internet.


Referências:

http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1980/1739
http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/adriana_da_silva.pdf
http://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33492/MARILENE%20LANCI%20BORGES%20SENRA.pdf?sequence=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Uso de Blogs na Educação

importância do blog na educação.

O uso de Blog na Educação